Os gatos estão invadindo os lares brasileiros! Há 15 anos atrás eles eram 10 milhões e hoje chegam aos quase 24 milhões, sendo chamados de "pets do século XXI", por terem características que acompanham as evoluções da vida moderna. Além de serem considerados "independentes", por serem limpos, ocuparem pouco espaço, dormirem em média de 16 a 18 horas dia, são pets ideais para quem fica muitas horas fora de casa. Além de amorosos, são parceiros incríveis!
Apesar dessa independência, precisamos nos atentar à questão da higiene. Existem muitos mitos e estamos aqui para apresentar dicas e informações que irão facilitar o dia-dia desse pet tão exigente.
Banhos devem fazer parte da rotina de um gato que vive em casa ou apartamento, principalmente nas grandes cidades. Existe uma regrinha bem fácil que podemos adotar para criar uma rotina sem estresse e que aproxima muito os gatos aos seus tutores e principalmente ao profissional de estética. O segredo está em condicioná-los ao banho desde pequenos, porque não têm medo do que lhes é novo. O primeiro banho é importante que seja dado por alguém que saiba ministrá-lo.
Lembrando que, no pet shop, o banho deve ser dado somente após o bichano completar o primeiro ciclo das vacinas. Em casa, pode ser ministrado pelo tutor ou profissional de estética que vai até o local, que poderá ensinar ao tutor táticas de condicionamento do seu bichano.
Gatos tem raças e comportamentos diferenciados, até mesmo os SRD (Sem Raça Definida). Na hora do banho, só haverá estresse caso o médico veterinário não tenha indicado a rotina de banhos e higiene desde a primeira consulta.
Banho também é uma ação de guarda responsável. Quem vai querer um bichinho sujo na cama ou na intimidade de um lar? Vale mencionar que, apesar de terem hábitos higiênicos e se lamberem com frequência, com intuito de higienização, sua língua não possui ação antibacteriana.
Os pelos podem embolar por falta de banho. As escamas dos pelos abrem e se enroscam, criando pequenos nós! Se o tutor não escova a pelagem, ela vira, literalmente, uma bola de neve. Quando um gato chega em um pet shop com o pelo embolado, todos sofrem: o profissional, o gato e o tutor. Na hora de tosar, o nível de estresse do bichano pode ser altíssimo!
Hoje em dia, existem opções alternativas para aqueles gatinhos que não se adaptam ao banho frequente, ou para horas em que o banho, por alguma razão, não é possível. São os produtos para "banho a seco". Use sempre um banho a seco em mousse e jamais em spray! Gatos se assustam com ruídos e jatos de água agressivos. Busque o produto dedicado e exclusivo aos felinos domésticos.
Gatos com rotina de escovação com banho a seco em mousse, conseguem ficar sem banhos molhados por até 4 meses. Que tal começar a condicionar o seu bichano à escovação com banho a seco? Além de evitar que a pelagem embole, a escovação deixa o bichano mais dócil, tornando este um momento de interação entre você e ele.
E o mais importante: leve sempre seu gato no Médico Veterinário para vaciná-lo e fazer um check-up periódico. Afinal de contas, ele não é tão independente assim.
Fonte:
Mundo Animal