Todos nós já nos cansamos de ouvir falar nos benefícios da vitamina D para seres humanos, e sua importância para o funcionamento do nosso organismo. Mas você sabia que a vitamina D3 é importantíssima para o organismo do seu pet também?
Vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é um hormônio esteroidal lipossolúvel essencial para gatos e cães e muito conhecida pela sua importância na formação dos ossos.
Ao contrario dos seres humanos e outras espécies, gatos e cães não fazem a conversão da vitamina D3 pela exposição ao sol, através dos raios ultravioletas.
Portanto, para alcançar a quantidade ideal de vitamina D3 que seus corpos precisam é necessária a ingestão pela dieta e suplementação.
A deficiência pode aumentar o risco de algumas doenças, como: cardíacas, renais, doenças autoimunes, hipertensão, tumores, diabetes, demência, doenças infecciosas, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide, esclerose múltipla e doenças alérgicas.
A vitamina D3 tem um papel muito importante na imunidade desses animais.
Com a dieta adequada, a suplementação vai atuar de forma preventiva e/ou complementar aos tratamentos estabelecidos pelos Médicos Veterinários.
E onde a vitamina D3 pode atuar no organismo do seu pet?
O organismo tem receptores de vitamina D3 em vários órgãos e tecidos como por exemplo, mama, próstata, células cardíacas, cérebro, cólon e células imunes, com a atuação em mais de 2000 genes. Por isso a vitamina D é extremamente importante para o organismo de seu pet no dia a dia.
Procure sempre seu médico veterinário para esclarecimentos e dosagens corretas para o seu pet, pois a suplementação em excesso e sem acompanhamento pode ser prejudicial para o pet.
Por :
Mundo Animal