Você conhece a alga Spirulina? Considerado o "alimento mais rico do mundo", nutricionalmente falando, essa alga tem muito o que agregar à sua saúde e à saúde do seu pet!
Os primeiros relatos do uso da Spirulina na alimentação datam da pré-história, a partir da informação de que tribos de caçadores consumiam algas filamentosas para enriquecer suas dietas, as quais eram coletadas de lagos alcalinos.
A Spirulina possui alto valor proteico, alta digestibilidade e apresenta quantidades significativas de ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, entre outros nutrientes, podendo ser utilizada na alimentação humana e animal. É considerada uma das fontes mais ricas em provitamina A (beta-caroteno) e de ferro absorvível. Por possuir grande quantidade de vitaminas do complexo B, ferro, cobre, proteínas e aminoácidos, a alga Spirulina é uma grande aliada no combate à anemia.
A ação da Spirulina tem sido estudada a nível experimental "in vivo" e "in vitro", verificando sua efetividade na inibição da replicação de alguns vírus, na diminuição da glicose no sangue, redução de peso, melhoria da resposta imunológica, diminuição da pressão sanguínea, eficiência em casos de desnutrição, possibilitando o aumento da absorção de minerais, entre outros.
Dentre os diversos mecanismos que podem explicar a ação da alga Spirulina no controle da obesidade, está a grande quantidade de proteínas, fibras e fenilalanina, provocando uma maior sensação de saciedade no animal.
Graças à alta concentração de clorofila, a Spirulina pode atuar como coadjuvante na melhora da halitose. A clorofila, em grandes quantidades, reveste o estômago e os dentes, agindo assim como fator antimicrobiano, diminuindo a incidência de cálculo dentário e halitose. Mas vale lembrar que além do uso da Spirulina, a escovação dentária diária dos animais é indispensável na prevenção da halitose e de formação de cálculos dentários.
E se você está se perguntando se ela serve pra você ou para o seu pet, saiba que essa alga riquíssima em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e outros, pode ser um ótimo aliado na saúde de todos da casa! E entre os pets, não são só cães e gatos que podem se beneficiar dessa alga. Há indicação para seu uso em pássaros, répteis, roedores, mustelídeos, peixes e outros.
No caso de pets que fazem uso de alimentação natural, muito em evidência nos dias atuais, a alga Spirulina pode ser utilizada como suplementação, evitando que haja falta de algum nutriente específico, ou até mesmo otimizando o nível desses nutrientes na dieta, seja ela natural ou à base de ração industrializada.
Converse sempre com o veterinário responsável pela nutrição do seu pet e descubra a cada dia o que a alga Spirulina pode fazer pela saúde do seu melhor amigo!
Fonte:
Mundo Animal - Simone Amitay