Seu cachorro ou gato sofre de mau hálito? Considerada uma das queixas mais comuns de tutores de pets, o “bafinho” dos nossos animais de estimação pode ser algo ruim para quem convive com eles. Com o tempo, parece que o problema fica ainda mais evidente e em alguns casos, acaba atrapalhando a proximidade entre pais e filhos de quatro patas.
Qual a causa do mau hálito dos animais?São diversos os motivos que podem fazer com que um cachorro ou gato apresente mau hálito. Diferentemente do que a maioria pensa, não apenas a boca em si pode ser a razão do cheiro mais forte.
O problema pode, sim, ser por falta de higienização dos dentes (acumulando placas bacterianas que causam o odor mais forte), mas pode também indicar distúrbios gástricos, respiratórios, hepáticos, renais, entre outros.
A partir de uma avaliação, o médico veterinário saberá dizer aos tutores de pet o que gera a halitose no animalzinho, mas hoje em dia, contamos com muitos produtos no mercado pet capazes de amenizar ou sanar isso.
Mastigar é preciso
Antigamente, não era comum escovarmos os dentes de nossos cães e os médicos veterinários sempre diziam que o mastigar da ração promovia uma espécie de “escovação mecânica” dos dentes, fazendo com que se mantivessem limpos e saudáveis. Isso continua sendo uma verdade, mas acontece que hoje em dia, nossos cachorros raramente se alimentam exclusivamente de ração seca (fazendo parte do cardápio petiscos, rações úmidas e outros produtos).
Sendo assim, hoje contamos com petiscos mais voltados para esta “limpeza automática” dos dentes como é o caso do Pedigree Dentastix, o Purina DentaLife e o Osso Kelco Keldog Dental.
Uma boa opção é, ainda, oferecer ao animalzinho brinquedos que promovam um efeito similar. Mordedores e brinquedos resistentes como os da Buddy Toys e da Pet Games podem auxiliar – e muito – na limpeza geral dos dentes sem a ingestão das calorias extras contidas nos petiscos.
Escovar os dentes do cachorro
Escovar os dentes de um cachorro pode não ser uma tarefa muito simples, mas acredite: a prática traz benefícios incríveis para a saúde bucal do seu pet. Inicie a dessensibilização do cão com uma dedeira especial para animais, respeite o tempo do peludo e sempre utilize pastas de dente específicas para cães. A Pasta Dental Enzimática C.E.T da Virbac e a Dental Guard Pet Society são referência no mercado. Converse com um médico veterinário para saber qual o tipo mais indicado.
Fique atento aos sinais
Sangramento de gengiva não deve ser algo comum. Se seu cachorro costuma deixar manchas de sangue nos brinquedos, procure ajuda. Assim como acontece conosco, eles também podem ter gengivite (inflamação da gengiva), que quando não tratada pode acarretar em problemas piores.
Dentes muito amarelados e cobertos por placa (tártaro) devem ser avaliados por um médico veterinário – que lhe dirá se é ou não a hora de realizar uma limpeza. O acúmulo de tártaro pode resultar não somente na perda dos dentes, mas também em consequências ainda mais graves, como a endocardite (inflamação de uma das “camadas” do coração).
Fonte:
PetLove