Por questões de higiene e principalmente saúde – tanto sua quanto dos seus gatos – é preciso fazer uma boa limpeza da caixinha de areia do seu miau. Isso porque eles precisam de um ambiente limpo para fazer as necessidades. E você não deve correr o risco de pegar doenças. Seguindo as dicas abaixo, você saberá a forma correta de limpar a caixa de areia do seu gato.
Faça Limpezas Diariamente
É necessário que as fezes sejam retiradas pelo menos uma vez por dia. Dependendo da situação, talvez seja considerável fazer isso duas ou até três vezes, para que o cheiro ruim não comece a incomodar e para que isso não atrapalhe seu gato.
Considere usar Luvas ou Máscara de Proteção
Claro que se os seus animais não costumam sair para a rua, você não deve ter muitos problemas com questões de doenças. Mas se preferir, por questões de higiene, você pode usar luvas e máscaras na hora de limpar a caixa de areia. Mas usando ou não luvas, depois de limpar a caixa de areia, é indispensável lavar as mãos.
Lave-a com Frequência
Mesmo que a limpeza seja regularmente realizada, a caixa também precisa ser lavada com certa frequência. Uma vez por semana ou a cada duas semanas é o tempo ideal para tirar toda a areia e fazer uma boa lavagem na caixa.
Bom Lugar
Lembre-se de manter a caixa de areia afastada da ração e da água. Assim, na hora de enterrar os seus dejetos, os gatos não acabem jogando um pouco deles em lugares que não deviam. Parece óbvio, mas não é.
Observações na Hora de Limpar a Caixa de Areia
- Escolha bem a areia sanitária que vai usar;
- Espere a caixa de areia secar bem antes de colocar areia nova, depois da lavagem;
- Considere caixas de areia fechadas caso tenha muitos gatos na casa ou eles façam muita bagunça.