Muitos dos problemas de saúde em seres humanos são causados por uma alimentação desregrada, e com os cães não é diferente. Seja comendo em excesso ou devido à falta de nutrientes e vitaminas necessárias, uma alimentação errada pode trazer graves problemas à saúde do cachorro, tais como: alergia, devido a alguns tipos de proteínas e ácidos graxos; gastrite aguda, geralmente oriunda de alimentos vencidos ou do lixo; inflamação no esôfago, consequente da ingestão de ossos que, antes de chegar ao estômago, podem quebrar-se e causar o óbito; além da diarreia, que se for persistente, é necessário que se consulte o veterinário. Por isso, é muito importante que seu cão tenha uma alimentação correta ao longo da vida.
Todas as particularidades do animal devem ser consideradas na hora de escolher a alimentação ideal, tais como peso, idade, tamanho, raça, e até mesmo se ele possui alguma necessidade especial.
É necessário entender que os cães não podem comer nossos alimentos. Mesmo quando preparamos algo especialmente para ele, sempre faltará um nutriente do qual ele precisa.
Veja uma lista de alimentos que são rotineiros em nossas vidas e maléficos à saúde do cão:
- Abacate;
- Alho;
- Alimentos e bebidas açucarados;
- Café;
- Cebola;
- Carne gordurosa e ossos;
- Doces e chocolate;
- Leites e derivados;
- Ovo, carne e peixe cru;
- Sal;
- Uvas e passas.
Sempre dê ao seu cão uma boa ração para garantir a saúde e uma boa qualidade de vida do seu amigo.
Fonte: MundoPet